Somos a primeira sociedade gestora portuguesa signatária dos “Princípios para um Investimento Responsável” (PRI – Principles for Responsible Investment) das Nações Unidas . A nossa política de investimentos responsáveis conduz todos os nossos investimentos, à luz de uma mesma filosofia: sustentabilidade como oportunidade de negócio num mundo em mudança constante.
Inspirados no conceito “Pessoas, Planeta e Lucro (3P)” de John Elkington, investimos em empresas de alto crescimento, favorecendo sectores onde os drivers da procura a longo prazo estão fortemente interligados com as questões de Sustentabilidade; nomeadamente alterações demográficas (People) e sociais, e os sectores onde o ativo subjancente à cadeia de valor, integra a categoria dos recursos naturais (Planeta).
Na Vallis Capital Partners, consideramos a sustentabilidade elemento da nossa estratégia de investimento e na geração de um retorno aos nossos investidores.
Convictos que as empresas que mitigam os riscos de ESG, e os identificam como oportunidades, estão melhor posicionadas face aos desafios globais, para superar os seus pares de mercado. A nossa política de investimento responsável está fundamentada não só num rastreio negativo de ESG mas também, num filtro ESG positivo.
A nossa abordagem de investimento responsável distingue e premeia as empresas que reconhecem a importância das questões de ESG.
A Vallis Capital Partners foi a primeira sociedade gestora de ativos em Portugal a adotar os “Princípios para um Investimento Responsável” (PRI – Principles for Responsible Investment) das Nações Unidas, no centro das atividades e estratégias de crescimento dos seus Fundos.
Sempre consistentes com as nossas responsabilidades fiduciárias, estamos comprometidos com o seguinte:
O Regulamento de Divulgação de Informação Relacionada com a Sustentabilidade no setor dos Serviços Financeiros (SFDR) é um conjunto de regras da UE que tenta tornar o perfil de sustentabilidade dos fundos mais comparável. O Regulamento introduz indicadores obrigatórios e voluntários para avaliar as práticas ambientais, sociais e de governação (ESG) do processo de investimento, centrados especificamente na identificação de qualquer impacto prejudicial feito pelas empresas participadas.
71% das nossas empresas participadas implementaram iniciativas para reduzir o consumo de energia e o desperdício
25% do consumo de energia das nossas empresas participadas provem de fontes renováveis
1600 postos de trabalho diretos entre as nossas empresas de portfolio
460 postos de trabalho diretos criados após o nosso investimento
59% de mulheres contratadas através das empresas de portfolio
100% das nossas empresas de portfolio estão comprometidas e desenvolvem ações de voluntariado e solidariedade.
100% das nossas empresas de portfolio tem um código de conduta formal
Em agosto de 2016, a Vallis Sustainable Investments I investiu na Castelbel, um produtor de sabonetes e outros produtos de luxo perfumados. Fundada em 2000, a empresa combina o design requintado com fragâncias excepcionais, comercializadas em todo o mundo, em mais de 50 países. Tendo começado a sua produção com apenas 6 trabalhadores, hoje a Castelbel tem mais de 200 colaboradores dedicados e absolutamente focados na qualidade, sustentabilidade, inovação e responsabilidade.
Num contexto global marcado por escândalos ambientais vinculados à extração de óleo de palma ou habitats marinhos contaminados pelo plástico, a Castelbel inova constantemente para integrar a resposta a estes desafios no seu modelo de negócio. Alinhada com o conceito de 3P (Pessoas, Planeta e Lucro) e convicta que a sustentabilidade pode ser uma estratégia geradora de vantagens competitivas, a empresa pode ser considerada um exemplo em integrar os critérios ESG no seu dia-a-dia.
Comprometida no uso de ingredientes naturais, que respeitem o Planeta e na diminuição do uso de plástico nas suas embalagens, a Castelbel inovou não só os seus produtos mais também nos seus processos. Como exemplo, a empresa substituiu o óleo de palma por óleo de coco e azeite de oliveira nos sues sabonetes e desenvolveu um shampoo sólido com 100% de ingredientes naturais. Adicionalmente, substituindo as recargas plásticas dos difusores de fragância por recargas de alumínio e ao trocar o plástico por cortiça e cartão nas embalagens de sabonetes, a Castelbel tem estado profundamente comprometida em reduzir o uso de plástico.
Produzidos e desenvolvidos no Porto, todos os produtos da Castelbel reflectem o compromisso da empresa na promoção da economia local. Ao valorizar o artesanato como factor diferenciador dos seus produtos e o compromisso de usar matérias-primas locais, a Castelbel cria centenas de postos de trabalhos directos e indirectos. Acreditamos que as empresas têm um papel a desempenhar no apoio à comunidade local. Por este motivo, a empresa tem estado envolvida com dezenas de ONG’s locais, doando 5% das vendas do sabonete Portus Cale Ruby Red à Bagos d’Ouro, uma ONG local que há mais de 10 anos, desenvolve programas para quebrar os ciclos de pobreza através da educação.
Para ilustrar o compromisso da Castelbel com a responsabilidade social corporativa, a empresa tem sido auditada usando a metodologia Sedex Members Ethical Trade Audit (SMETA), um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo.
Adicionalmente, a Castelbel é reconhecida pela sua política de igualdade de género. Em 2017, a Castelbel ganhou o prémio “Melhor empresa com Práticas no Feminino”.
Em junho de 2020, o Fundo Vallis Sustainable Investments II em parceria com a equipa de gestão completaram com sucesso o carve-out entre a multinacional belga Greenyard (Euronext Brussels: GREEN) e a sua base de operações em Portugal. Em setembro de 2021, como resultado da estratégia de crescimento ibérico, a sociedade adquiriu a Transporte García Villalobos e passou a adotar a marca comercial LOGIFRIO.
A LOGIFRIO é um operador líder em serviços de logística de temperatura controlada em Portugal e Espanha. Armazena, manuseia e distribuí produtos alimentares que requerem controlo de temperatura, de -25ºC a +18ºC (Congelado, Refrigerado e Ambiente). Conta atualmente com cerca de 35 Plataformas multi-temperatura na Península Ibérica e Ilhas, com capacidade superior a 600.000 m3 de frio e com mais de 27.000 pontos de entrega, onde chega com rastreabilidade, segurança e pontualidade.
A empresa encontra-se certificada pelas normas IFS Logistics e BRC Storage and Distribution, assegurando os mais elevados padrões de qualidade no serviço prestado.
Uma das primeiras iniciativas dirigidas pela Equipa de Gestão após a aquisição foi a disseminação dos princípios de ESG por toda a organização, existindo atualmente uma Comissão Ibérica para a Sustentabilidade e ESG. Trata-se de uma equipa multidisciplinar formada por membros de Portugal e Espanha, dedicada a desenvolver iniciativas, com base num plano bienal, que visam abranger todas as vertentes ESG.
Nestas iniciativas destacam-se a implementação de painéis solares, planos de formação específicos para as diferentes áreas, políticas de inclusão social, metodologia para o cálculo da pegada de carbono e definição de plano de ação associado, adesão a entidades ESG.
A monitorização e os relatórios ibérico de ESG são comunicados trimestralmente ao Conselho de Administração e, anualmente, a todos os stakeholders da Empresa.
As operações de logística alimentar num modelo multi-temperatura representam um grande desafio. Para ser competitiva, a LOGIFRIO precisa de adaptação constante, sinergias, flexibilidade operacional, disponibilidade e acesso a custos mais competitivos.
Com um intervalo de temperaturas de armazenamento tão amplo, a eficiência energética é tanto um desafio ambiental como uma missão de sobrevivência para permanecer competitivo.
Por esta razão, uma das primeiras iniciativas do Grupo de trabalho foi desenvolver um plano de eficiência energética e redução de emissões CO2. Este plano inclui diversas iniciativas, com especial incidência nos fluxos core quer de armazém, quer de transporte.
Em 2020, foi aprovada e executada a primeira instalação de painéis fotovoltaicos nos armazéns de Portugal. A instalação conta com 24.872 metros quadrados da tecnologia avançada, aplicada no solo e no telhado dos armazéns. O projeto implicou um investimento de um milhão e duzentos mil euros, permitindo à LOGIFRIO passar a cobrir cerca de 25% das suas necessidades energéticas com energia solar de produção próprias. Esta é uma iniciativa que, em 2022, se alargou também à delegação de Barcelona. Para 2023, prevê-se que também se instalem centrais fotovoltaicas em Valencia e Granada. As novas instalações previstas para o Grupo, além de serem também equipadas com unidades de produção de energia fotovoltaica, terão uma certificação internacional de edifício sustentável.
O próximo passo importante no plano de eficiência energética, atualmente em estudo e na fase de implementação, incide nos veículos de temperatura controlada. O projeto iniciado no fim de 2020, consiste em equipar os veículos com energia elétrica sustentável e inteligente, permitindo ao mecanismo de refrigeração interno do veículo trabalhar unicamente com energia elétrica (oposto aos motores a diesel atualmente em uso). O que permitirá não só reduzir o consumo de diesel, como reduzir os níveis de ruido e diminuir significativamente as emissões de carbono. O novo bloco elétrico desenvolvido atua como um sistema complementar nos veículos tradicionais, permitindo um modelo totalmente elétrico com cerca de 10 horas operacionais.
A LOGIFRIO encontra-se também ativamente a testar outras tecnologias como o GNV ou a eletricidade como combustíveis para a tração dos veículos que opera com o objetivo de reduzir o seu impacto ambiental.
O investimento em isolamento e produção de frio de forma eficiente é um esforço constante e presente em todas as ações da empresa quer nas iniciativas de manutenção, quer nos seus planos de investimento.