O Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR anuncia a entrada no capital da Raclac, S.A., empresa portuguesa fabricante de luvas descartáveis de nitrilo e comercialização de dispositivos médicos descartáveis.
Com esta transação, o Fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR manterá a sua posição de 50% de participação na Raclac, S.A., enquanto o Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR adquire 30%. Os restantes 20% de participação continuarão a ser detidos por Pedro Miguel Costa, CEO e Fundador da Raclac, S.A.
A entrada do Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR, no capital da Raclac, S.A. é um voto de confiança na sua estratégia, cujo principal vector é agora o de acelerar a comercialização da luva R-Advance no mercado nacional e nos principais mercados da Europa e do Médio Oriente.
Este investimento pretende assim acelerar o crescimento da Raclac S.A., continuando o ambicioso projeto, recentemente concluído com a criação da primeira fábrica de luvas de exame na Europa.
O foco da empresa na inovação produtiva, aliada a soluções únicas de packaging, culminaram no desenvolvimento de um produto sem paralelo no mercado internacional , a luva R-Advance, que possui atributos únicos, como sejam um AQL (Acceptance Quality Limit) de apenas 0.25, o mais baixo no setor à escala mundial.
A linha de produção é totalmente automatizada, sem intervenção humana, e operada num ambiente controlado, que atenua a presença de partículas e agentes contaminantes, contrastando com as características das linhas de produção convencionais, estabelecidas no continente asiático.
“Estamos muito satisfeitos com este investimento do Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR na Raclac, S.A., uma empresa com um produto inovador e disruptivo cujas instalações industrais são absolutamente únicas, num claro exemplo que de melhor a Indústria 4.0 em Portugal, é capaz de atingir, e também a evidência do que é possivel realizar, quando o Capital e o Talento de Gestão se reunem, e actuam em pleno espírito de parceria, como acontece na Raclac.
Como é do conhecimento público, existe uma atenção crescente dos principais Operadores de Saúde, dos Profissionais de Saúde e dos próprios Pacientes, ao risco de de contaminação em ambientes hospitalares ou clínicos, onde a adopção da luva R-Advance pode mitigar substancialmente esse risco, além de permitir gerar poupanças substanciais para as entidades que a adoptam, pois reduz os actuais niveis de desperdício no consumo e utilização efectiva das luvas convencionais de exame.
O nosso objectivo é que a empresa continue a crescer, capitalizando agora todo o potencial desta inovadora linha de produção!”, menciona Eduardo Rocha, CEO da Vallis Capital Partners, SCR, S.A.
Esta operação encontra-se sujeita a aprovação por parte da Autoridade da Concorrência.
Sobre a Raclac, S.A.
A Raclac, S.A. é uma empresa portuguesa fundada em 2007, que iniciou a sua atividade na comercialização de produtos médicos descartáveis para a área da saúde e indústria, nomeadamente, entre outros, luvas, máscaras, toucas, gorros, balaclavas, barretes, fitas, cobre-sapatos, chinelos, fatos, kits de hospitalização e de visita, batas, páreos, calças, saias, calções, cuecas, tangas, aventais, manguitos, cobre-barbas e babetes. Em 2018, a Raclac, S.A. enveredou num ambicioso projeto de fabrico de luvas de exame de nitrilo, construindo a primeira fábrica na Europa dedicada a esta finalidade.
Sobre o Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR:
O Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR, regulado pela CMVM, é um Fundo de Capital de Risco gerido pela Vallis Capital Partners, SCR, S.A., com uma capitalização de 151 milhões de Euros.
O Fundo Vallis Sustainable Investments II, FCR atua de acordo com critérios socialmente responsáveis, priorizando, na sua estratégia de investimento, empresas que se insiram em segmentos de mercado de elevado potencial de crescimento.
Os fundos VSI II beneficiam parcialmente do apoio financeiro da União Europeia através do instrumento EFG (Equity Facility for Growth), sob a Facilidade de Capital Próprio para Crescimento estabelecida pelo Regulamento (UE) Nº 1287/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece um Programa para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas (COSME), bem como do apoio do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) e do Fundo de Fundos para a Internacionalização (FFI), ambos geridos pela IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A.
Sobre o Fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR:
O Fundo Vallis Sustainable Investments I, SCA, SICAR, é um Fundo de Capital de Risco gerido pela Vallis Sustainable Investments I, GP, S.à.r.l, com uma dimensão de 75 milhões de Euros.
O Fundo encontra-se sediado no Luxemburgo e é regulado pela Comissão de Supervisão Financeira do Luxemburgo, CSSF.