Vallis Capital Partners adquire 100% do capital da Docout em Parceria com a sua Equipa de Gestão

2024-01-10

O Fundo Vallis Sustainable Investments II – Fundo de Capital de Risco Fechado (o “Fundo Vallis II”), em parceria com a Equipa de Gestão, concluiu com sucesso a aquisição ao Fundo EMC-B, detido pela AlpInvest Partners e gerido por Alvarez & Marsal, da totalidade do capital da Docout, S.L.U (“Docout”), empresa espanhola, com sede em Madrid, que presta serviços de gestão de documentação física e digital e soluções de externalização de processos administrativos críticos.

A Docout tem como principais clientes as maiores e mais exigentes organizações do setor bancário, utilities, segurador, entre outros. Com instalações na comunidade de Madrid e províncias León, Cuenca e Barcelona, a Docout destaca-se no mercado pelo uso de tecnologia avançada, desenvolvendo soluções de valor acrescentado end-to-end, assumindo a responsabilidade pela execução de processos de críticos para os seus clientes.

A Equipa de Gestão da Docout, liderada por Rafel Bouvier Martin e Miguel Angel del Valle, realizou nos últimos anos um impressionante percurso de crescimento e incremento de rentabilidade, partindo de um negócio inicialmente enraizado na gestão de registos físicos, transitando com sucesso para o espaço de prestação de serviços de elevado valor acrescentado, tirando partido da combinação de novas tecnologias de robotização de processos com o know-how dos seus colaboradores.

A entrada do Fundo Vallis II no capital da empresa visa impulsionar o excelente trabalho realizado pela atual Equipa Gestão, fortalecendo a posição de liderança da empresa no mercado espanhol, tanto organicamente como inorganicamente, e projetar a sua presença para toda a península Ibéria.

Rafael Bouvier Martin, CEO da Docout, comentou: “Enfrentamos esta nova etapa com entusiasmo, é uma excelente notícia para toda a equipa de profissionais que compõem a Docout, que demonstrou o compromisso com a continuidade das suas equipas que deram tanto sucesso nos últimos anos à Empresa e estamos convencidos de que a incorporação da Vallis Capital Partners permitirá à Docout reforçar a sua estratégia de crescimento na Península Ibérica. Partilhamos com os nossos novos accionistas os valores essenciais para o desenvolvimento da Empresa, tendo como pilares fundamentais a continuidade da excelência operacional, a orientação para o cliente e o cumprimento da regulamentação. Acredito que a entrada da Vallis Capital Partners vem reforçar o posicionamento da Docout no mercado e junto dos nossos clientes, dando-nos mais solidez e meios para concretizar o nosso Plano de Negócios“.

Eduardo Rocha, CEO da Vallis Capital Partners, SCR, SA, sociedade gestora do Fundo Vallis II, referiu que: “É com profunda satisfação que concluímos a quinta aquisição do nosso segundo Fundo, ao investirmos na Docout, uma empresa com comprovada capacidade de crescimento e de inovação, designadamente na utilização das novas tecnologias de informação, para fazer evoluir o seu modelo de negócio. Esta aquisição privilegia, à semelhança de outros investimentos por nós realizados, uma parceria de capital com Equipas de Gestão de excelência. Após a Insparya e a Logifrio, a Docout é a nossa terceira plataforma de investimento Ibérica, e o quinto investimento directo em Espanha, estratégia em que acreditamos, e cuja execução iremos prosseguir”.

 

 

Sobre a Docout, S.L.U.

A Docout, S.L.U. é uma empresa espanhola fundada em 2002 em Madrid, líder no armazenamento de registos físicos e na digitalização de documentos bem como na prestação de serviços de BPO administrativo e de gestão documental, oferecendo uma carteira de serviços completa aos seus clientes em áreas críticas de negócio.

 

Sobre o Fundo Vallis Sustainable Investments II – Fundo de Capital de Risco Fechado

O Fundo Vallis Sustainable Investments II – Fundo de Capital de Risco Fechado é regulado pela CMVM, gerido pela Vallis Capital Partners, SCR, S.A. e possui uma capitalização de 151 milhões de Euros.

O seu portefólio actual inclui a Insparya, líder europeu em transplante capilar, com clinicas em Portugal, Espanha e Itália, a Logifrio, operador ibérico de logística de produtos alimentares em temperatura controlada, a Europalco, líder no mercado português de organização de eventos e aluguer de equipamentos audiovisuais, e a Raclac, empresa de produção e distribuição de dispositivos médicos, líder e pioneira Europa na produção de luvas de exame de nitrilo.

O Vallis Sustainable Investments II – Fundo de Capital de Risco Fechado actua de acordo com critérios socialmente responsáveis, priorizando, na sua estratégia de investimento, empresas que actuem em segmentos de mercado de elevado potencial de crescimento.

Os fundos VSI II beneficiam parcialmente do apoio financeiro da União Europeia através do instrumento EFG (Equity Facility for Growth), sob a Facilidade de Capital Próprio para Crescimento estabelecida pelo Regulamento (UE) Nº 1287/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece um Programa para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas (COSME), bem como do  apoio do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) e do Fundo de Fundos para a Internacionalização (FFI), ambos geridos pela IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A.”

 

 

Sobre a Vallis Capital Partners, S.A.:

A Vallis Capital Partners, S.A. é accionista de duas sociedades gestoras de Fundos de Capital de Risco com Activos Sob Gestão superiores a 200 M€, e actua como Investment Advisor das mesmas.

Os Fundos Vallis Sustainable Investments I e Vallis Sustainable Investments II, investem em PMEs ibéricas com elevado potencial de crescimento, e em linha com os objectivos de desenvolvimento sustentável (UNSDG – United Nations Sustainable Development Goals).

A Vallis Capital Partners foi a primeira sociedade gestora de activos portuguesa a tornar-se signatária dos “Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas (UNPRI)”.

 

Sobre Alvarez & Marsal

Detida a título privado desde a sua fundação em 1983, a A&M é uma empresa líder mundial em serviços de consultoria, otimização do desempenho empresarial e gestão de reestruturações.

A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em quatro continentes, oferecendo serviços a empresas, conselhos de administração, empresas de private equity, escritórios de advocacia e agências governamentais.

 

 

PARTILHAR
Facebook
Twitter
LinkedIn